Como a Ansiedade interfere na Autoconfiança?

By Thaïs Nacif | Autoestima

nov 23

De que maneira a Ansiedade interfere na Autoconfiança? O tema é muito amplo mas o foco será no que diz respeito à coragem, aumento de autoconfiança, autoestima, qualidade de vida e diminuição da ansiedade.

Como em tudo na vida, muitas coisas nos atrapalham, mas muitas outras podem nos fazer bem! E é nesse pensamento de que querer é poder, que venho mostrar formas de você se sentir com mais autoconfiança.

Já parou pra pensar que muitas pessoas tem coragem pra fazer viagens para vários lugares mas não tem coragem para viajar para dentro de si mesmos? 

Você pode até estar dizendo que você não quer se conhecer melhor, que está bem do jeito que está agora! Ok! Está tudo bem! Mas, com certeza, quanto mais você se conhece, quanto mais entender como "funciona" o eu emocional, maior será a qualidade de vida, maior a autoconfiança e autoestima.

LEMBRE-SE: Para ter resultados diferentes em qualquer área da vida, tem que ter atitudes diferentes! 🙂

Para ajudar a diminuir a ansiedade e fazer com que você tenha um dia mais produtivo, com uma maior qualidade de vida, você deve:

  1. Ser o AUTOR da SUA VIDA >> é você quem deve escolher o que quer e como quer...
  2. Contemplar o belo >> quantas vezes paramos para enxergar e ver, realmente, o que acontece à nossa volta? Seja na rua ou mesmo em casa?
  3. Liberar a criatividade >> a partir do momento que você está mais atento a apreciação da natureza ou qualquer outra coisa que esteja à sua volta, sua criatividade dá um salto! Com isso você se dá conta de que com sua criatividade em alta, você percebe que é muito mais capaz do que imagina... e isso aumenta a autoconfiança e diminui a ansiedade.
  4. Sono reparador >> a qualidade do sono é algo tão importante e muito desprezado pela maioria das pessoas

Segundo Dr. Augusto Cury: "Brigue com o mundo, mas não brigue com a cama."

É durante o sono que milhões de células relaxam para repor a energia que gastou no dia anterior. Ele é o nosso combustível!

Importante: Não levar os problemas para o travesseiro, na hora de dormir, pois diminui, e muito, o seu bem-estar no dia seguinte.

Por ter um sono deficitário, a pessoa acaba acordando no dia seguinte com muito cansaço. Por que? Porque gastou mais energia no dia anterior que a reposição feita pelo sono da noite.

Com isso, aumenta a ANSIEDADE que canaliza tudo para o córtex cerebral​, causando o que chamamos de somatização, ou seja, transfere-se para o corpo alguma doença ou efeito causado pela ansiedade ou qualquer outra "coisa" resultante do psicológico.

Uma boa noite de sono repõem as energias...

Como nos seres humanos está tudo interligado, uma boa noite de sono promove um dia seguinte mais tranquilo e ativo, ajudando na criatividade, bom humor, menos ansiedade, mais coragem...enfim, dá uma sensação de maior confiança e melhora a autoestima​.

Dicas de como dormir melhor:

  • Desacelerar o pensamento a partir de uma determinada hora que seja mais conveniente para voce
  • Treinar seu eu para não resolver problemas na cama
  • Não ficar pensando em situações que ainda não ocorreram, ou seja, não ficar PREOCUPADO
  • Fazer pequenos relaxamentos durante alguns momentos do dia (pode ser em qualquer lugar: +/-2 min, somente respirando e relaxando físico e mente

Transforme o ambiente estressante em ambiente harmonioso >> isso tranquiliza as EMOÇÕES e excita a CRIATIVIDADE! 🙂

Pense sempre e diga sempre que puder, em voz alta:

  • a paz vale ouro
  • quero estar sereno
  • apesar das dificuldades, me comprometo com minha saúde emocional

​Se você deseja ter uma vida melhor, com menos ansiedade, mais qualidade de vida e se sentindo mais autoconfiante e mais fortalecido, cuide da seu pilar emocional. Fica a dica! 🙂

 

 

Follow

About the Author

Olá! Meu nome é Thaïs Nacif e sou Coach de Autoestima. Meu desejo maior é ajudar as pessoas e fazer o mundo um lugar mais feliz e agradável para se viver! Espero compartilhar aqui o meu melhor e ajudá-lo a elevar sua autoestima para um nível superior. :-)

Leave a Comment:

Leave a Comment: