Como estar menos cansado elevando sua autoestima

By Thaïs Nacif | Autoestima

ago 22

Você tem andado cansado e sente que esse estado influencia negativamente, diminuindo sua autoestima, alegria, humor, paciência e outras coisas mais?

Se você acha isso, estamos juntos nessa! 🙂 Eu sinto que quando chegamos num estado de cansaço, seja físico e/ou mental,​ tudo parece ficar pior: semblante, vontade de sorrir, paciência, humor e algumas vezes não sabemos o porquê que outras pessoas nos tratam de uma forma meio estranha, que nos faz sentir com menos autoconfiança, menos valorizados.

De uma forma mais leve e alegre, te convido a assistir, também, este vídeo abaixo, onde retrato, com semelhança, o que escrevi neste texto, combinado?! :)​

Uma afirmativa que me surpreendeu e me deixou um tanto curiosa, é que, segundo pesquisas, o trabalho mental, sozinho, não pode gerar cansaço.

Parece absurdo, não é mesmo? Anos atrás, uma pesquisa foi realizada nos USA para tentar descobrir quanto tempo o cérebro humano conseguiria funcionar sem fatigar, ou seja, sem diminuir sua capacidade de trabalho.

Olha que interessante! Os cientistas descobriram que o sangue que circula no cérebro, quando está em atividade, não revela nenhum sinal de fadiga!​ Então, porque ficamos tão cansados?

Fatores emocionais causam cansaço: sensação de não ser apreciado, pressa, ansiedade, preocupações, medos​, baixa estima dentre outros, acabam levando à somatização (sensação de dores e sintomas físicos provenientes de distúrbios psíquicos).

Na época, a Metropolitan Life Insurance Company colocou, num folheto sobre fadiga, que : " O trabalho árduo por si só, raramente causa fadiga que não possa ser curada com um bom sono ou repouso...As preocupações, os estados de tensão e os distúrbios emocionais, são as 3 maiores causas de fadiga. Frequentemente são os responsáveis por cansaços que parecem ter como causa, o trabalho físico ou mental...​Então, REPOUSE! Poupe energia para as coisas mais importantes! 😉

Por que, então, geramos tensões desnecessárias ao realizar um trabalho mental? Daniel W. Josselyn diz: "Descobri que o principal obstáculo...é a crença quase geral de que o trabalho árduo exige uma sensação de esforço para que seja bem feito." ​

Com isso:

  • ​Contraímos ombros;
  • Franzimos a testa;
  • Apertamos os olhos quando nos concentramos mais;
  • Travamos os dentes (bruxismo) 

​Ou seja, obrigamos os nossos músculos a um movimento de esforço, que de maneira nenhuma ajuda o trabalho do nosso cérebro.

​O que fazer então? REPOUSE! REPOUSE! Aprenda a repousar enquanto trabalha!  Parece doido, né?! Também pensei assim enquanto lia e pesquisava isso.

Na verdade, é simples , porém não é tão fácil!  Provavelmente você, como eu, terá que modificar seus hábitos. O excesso de tensão, a agitação, a correria, a intensidade e a angústia de expressão, são maus hábitos, nada mais do que isso.

OS MAUS HÁBITOS​ PODEM SER DESFEITOS E OS BONS HÁBITOS, ADQUIRIDOS! 🙂

Exercícios:

  • ​Feche seus olhos e fale para eles relaxarem, deixando essa expressão "carrancuda". Lembrando que os olhos consomem 1/4 de toda a energia nervosa gasta pelo corpo, razão pela qual os olhos são tão importantes no alívio da tensão nervosa.
  • Repita essa fala (interna) algumas vezes, durante um minuto e você notará que seus músculos estarão soltos, seus olhos mais relaxados
  • Agora você pode continuar por mais alguns poucos minutos, relaxando os músculos do rosto, bochechas, queixo, pescoço, ombros e todo seu corpo. 

​Outra dica que funciona:  se você não tiver em local que você possa parar por 5 minutos e fazer esse repouso que citei acima, procure fazê-lo enquanto está trabalhando de fato. É um pouquinho difícil, rs, mas com disciplina e vontade de melhorar, a gente consegue. Eu tenho conseguido! Você também conseguirá! 🙂

Se você começar a agir assim com maior frequência, vai perceber melhora em você de uma forma geral. Vai melhorar sua qualidade de vida, humor, alegria de viver, enfim, vai perceber como sua autoestima e a sua autoconfiança irão aumentar te fazendo sentir que você é uma pessoa maravilhosa e que tudo na vida é uma questão de entender que se estamos bem, tudo à nossa volta, automaticamente, estará.​

Follow

About the Author

Olá! Meu nome é Thaïs Nacif e sou Coach de Autoestima. Meu desejo maior é ajudar as pessoas e fazer o mundo um lugar mais feliz e agradável para se viver! Espero compartilhar aqui o meu melhor e ajudá-lo a elevar sua autoestima para um nível superior. :-)

Leave a Comment:

(2) comments

Karla 4 years ago

Adorei…dicas simples e super úteis, como sempre, que nos auxiliam a ter mais qualidade de vida no nosso dia-a-dia. com certeza, colocarei em prática o conhecimento recém-adquirido. Mais uma vez, Thaís, MUITO OBRIGADA!!! Beijos

Reply
    Thaïs Nacif 3 years ago

    Querida Karla!
    Muito bom ter esse feedback! Obrigada!
    Seguimos a caminhada… 🙂
    Bjs…

    Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: